ESTRUTURA DE ATUAÇÃO ESCALONADA DO YÔGA AVANÇADO

1. A etapa inicial – tem por objetivo preparar o praticante para suportar o empuxo evolutivo que ocorrerá na etapa final. O resultado desse preparo prévio é o reforço da estrutura biológica com um aumento sensível e imediato da vitalidade.

2. A etapa medial – tem por objetivo a purificação mais intensiva e sublimação da libido.

3. A etapa final – tem por objetivo despertar a energia kundaliní, com o consequente desenvolvimento dos chakras, seus poderes paranormais e, finalmente, a eclosão da hiperconsciência chamada samádhi.

Noutras palavras, a etapa inicial visa a proporcionar saúde e força suficientes para que o praticante aguente as prodigiosas alterações biológicas resultantes de uma evolução pessoal acelerada que ocorrerá na etapa final.

Por isso, a etapa inicial tende a proporcionar todos aqueles efeitos que celebrizaram o Yôga. É que a fase final vai trabalhar para tornar o praticante uma pessoa fora da faixa da normalidade, acima dela. Se alguém está fora dessa faixa para baixo, a fase inicial vai içá-lo, conferindo-lhe uma cota ótima de saúde e vitalidade. Daí poderemos fazer um bom trabalho de desenvolvimento interior equilibrado e seguro, no qual o praticante vai conquistar a evolução de um milhão de anos em uma década. Para isso, há que adquirir estrutura.

Por esse motivo, há uma legião de pessoas que adotam o SwáSthya Yôga apenas visando aos benefícios propiciados pela prática introdutória e por aí ficam, satisfeitas com os ótimos resultados obtidos. Mas essa não é a melhor atitude. O ideal é continuar progredindo.

Vejamos essa progressão, estágio por estágio.

Anterior
Anterior

Vamos, Criatura!

Próximo
Próximo

Boas relações humanas